sábado, 19 de setembro de 2009

John Cooper, Perfect Mess, Whitbread Award

Relativamente a questões pendentes na última aula, após alguma pesquisa e ginástica mental:
  • John Cooper é efectivamente um homem de economia e finanaças, e não um escritor brincalhão como a mim me agradava mais pensar. Num site muito importante para acertos terminológicos de palavras técnicas, a base de dados da União Europeia IATE, "balance of payments" vem como balança de pagamentos. Após consulta ao meu pai economista confirmo que é "balança de pagamentos", e não "balanço de pagamentos", como diz a wikipedia, embora a descrição do fenómeno que lá vem seja exacta: isto é, não tem nada a ver com o vulgar balanço, mas com a contabilização do dinheiro que entra e sai do país. Nesse caso, parece-me que o subtítulo "What to do about the balance of payments?" não pode fugir muito de "O que fazer com a balança de pagamentos?". Mas aceitam-se sugestões criativas para "A Suitable Case for Treatment".
  • Pensando no título "A Perfect Mess" e no que alguém disse em aula, muito bem, acerca do contraste com o adjectivo fazer parte do hipotético conteúdo do livro (uma desarrumação que vem por bem), lembrei-me que talvez pudesse funcionar "Uma Bela Confusão". Que acham?
  • O Whitbread Award, que agora parece que se chama Costa, é efectivamente um prémio de prestígio britânico, o mais bem cotado a seguir ao Pulitzer, generalista e portanto não confinado a nenhum tipo específico de ficção.  Aliás, a antologia de contos Samll Crimes in an Age of Abudance (que nesta página aparece com uma capa diferente, mas também sugestiva) não é do género policial, antes apresentando uma colecção de situações em que as personagens vivem a ambiguidade moral dos tempos modernos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário